Extensão: mudanças entre as edições

De Wikipampa
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Uma revisão intermediária pela mesma usuária não está sendo mostrada)
Linha 156: Linha 156:
''A proposta de extensão contribui para a formação acadêmica e cidadão dos discentes?'' De acordo com o [https://sites.unipampa.edu.br/pdi/files/2024/01/pdi-2019-2023-publicacao-1.pdf Plano de Desenvolvimento Institucional], a formação cidadão deve atender o perfil do egresso autônomo, participativo, responsável, crítico, pesquisador, criativo, ético, reflexivo, comprometido com o desenvolvimento e capaz de agir e interagir num mundo globalizado.
''A proposta de extensão contribui para a formação acadêmica e cidadão dos discentes?'' De acordo com o [https://sites.unipampa.edu.br/pdi/files/2024/01/pdi-2019-2023-publicacao-1.pdf Plano de Desenvolvimento Institucional], a formação cidadão deve atender o perfil do egresso autônomo, participativo, responsável, crítico, pesquisador, criativo, ético, reflexivo, comprometido com o desenvolvimento e capaz de agir e interagir num mundo globalizado.


=== Contribuições das ações de extensão: Diretrizes e principios extensionistas ===
=== Contribuições das ações de extensão: diretrizes e princípios extensionistas ===


# A equipe executora é formada pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos-administrativos) e pela comunidade externa, os quais têm participação relevante em todas as etapas do desenvolvimento da ação de extensão.  
# A equipe executora é formada pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos-administrativos) e pela comunidade externa, os quais têm participação relevante em todas as etapas do desenvolvimento da ação de extensão.  
Linha 174: Linha 174:


[https://sites.unipampa.edu.br/proec/files/2021/12/sei_unipampa-0700488-resolucao-consuni.pdf Resolução CONSUNI/UNIPAMPA Nº 332, de 21 de dezembro de 2021]
[https://sites.unipampa.edu.br/proec/files/2021/12/sei_unipampa-0700488-resolucao-consuni.pdf Resolução CONSUNI/UNIPAMPA Nº 332, de 21 de dezembro de 2021]
[https://sites.unipampa.edu.br/proec/ Site da PROEC - UNIPAMPA]

Edição atual tal como às 17h20min de 7 de junho de 2024


A extensão da UNIPAMPA é coordenada e normatizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Na página da PROEC é disnibilizada documentos e informações importantes para orientar e respaldar as atividades dos extensionistas para conferir a página oficial da PROEC acesse aqui.

A Resolução CONSUNI/UNIPAMPA Nº 332, de 21 de dezembro de 2021 é o documento que institui as Normas para Atividades de Extensão e Cultura da UNIPAMPA.

Quais são as ações de extensão?

  1. Programas – conjunto de ações (projetos, cursos, eventos) com período mínimo de execução de 12 meses até 36 meses;
  2. Projetos – conjunto de ações em torno de tema e objetivos comuns com período mínimo de execução de 6 meses e máximo de até 24 meses.
  3. Cursos – atividades de formação com carga horária máxima de certificação de 180 horas e período máximo de execução de 18 meses;
  4. Eventos – atividades pontuais de caráter artístico cultural ou científico.
  5. Prestação de Serviço - a prestação de serviços deve ser produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do ensino, pesquisa e extensão, devendo ser compreendida como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir da realidade e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social.


Atenção! Sempre que for desenvolver ou cadastrar um ação de extensão verifique atentamente em qual modalidade ela melhor se encaixa e respeite sempre a duração mínima e máxima prevista na Resolução 332.

Equipe executora

Qualquer pessoa pode participar da equipe executora de uma ação de extensão, sendo sua composição mínima constituida por:

I - servidor com vínculo ativo na Instituição;

II - discente regularmente matriculado no período de execução da ação.

Parágrafo único. É recomendável a participação de membros da comunidade externa na equipe executora.

Art. 9º A coordenação da ação de extensão fica a cargo de servidor com formação superior completa, pertencente ao quadro de servidores permanentes da Instituição, com vínculo ativo em todo o período de execução da ação.

Parágrafo único. O coordenador da proposta deve integrar o quadro efetivo de servidores, estar no pleno exercício de suas funções e não poderá estar em licença de qualquer natureza durante todo o período de desenvolvimento da ação de extensão. Caso o coordenador necessite de afastamento, deve transferir a coordenação para outro servidor.

Atenção! A ação de extensão não pode ser coordenada por servidor(a) em afastamento total ou professor substituto.

Como escrever um projeto de extensão?

Projetos de extensão são conjunto de ações em torno de um tema e objetivos comuns com período mínimo de execução de 6 meses e máximo de até 24 meses. Após escolher o tema e os objetivos que deseja atingir através do projeto de extensão, comece a escrever e cadastrar o projeto no SAP.


Vídeo como criar projeto no SAP

O EmbedVideo está faltando um parâmetro requerido.



Instruções para coordenadores de ações de extensão.

Fluxograma para Entrega do Relatório e Certificação das Ações de Extensão e Cultura


Resumo do projeto

Neste campo realize o resumo do projeto de extensão seguindo as Normas da ABNT NBR 6028 - Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação.

Recomenda-se que os resumos tenham no mínimo 150 palavras e no máximo 500 palavras.


Introdução

Neste campo realize a introdução do seu projeto indicando o tema, os objetivos e uma breve apresentação das ações que deseja realizar e os resultados que deseja atingir.

Objetivos

Neste campo apresente de forma detalhada o objetivo geral e os objetivos específicos do projeto de extensão.

Materiais e métodos

Neste campo indique os materiais e métodos utilizados para atingir os objetivos propostos pelo projeto. Indique metodologias e ferramentas de avaliação utilizadas para a realização das ações.

Relação Ensino, Pesquisa, Extensão

Neste campo descreva de forma detalhada como o projeto de extensão se relaciona com o tripé da universidade ensino, pesquisa e extensão. Indique de que modo os discentes envolvidos podem utilizar as aprendizagens e ações do projeto de extensão em cada relação.

Outras informações relevantes

Neste campo informe alguma informação relevante do projeto que não se encaixa em nenhum outro campo do formulário.

Referências

Neste campo indique as referências bibliográficas utilizadas no projeto de extensão. Recomenda-se a utilização da Norma ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração.

Proposta Vinculada a Programa

Neste campo indique se o projeto de extensão está vinculado a algum programa de extensão, caso esteja coloque o nome do programa.

Justificativa

Neste campo, escreva a justificativa do seu projeto.

Avaliação (Público)

Neste campo descreva como será a avaliação das ações de extensão pelo público-alvo do projeto.

Atenção! Não é a avaliação dos produtos e ou serviços gerados pelo projeto e sim a avaliação do projeto e ações como um todo.

Avaliação (Equipe)

Neste campo descreva como será o acompanhamento e avaliação da equipe executora durante a execução e finalização do projeto de extensão.

Unidades e Cursos

Indique que unidade e cursos estão envolvidos no projeto de extensão.

Equipe executora

Nesta aba do SAP adicione os membros da comunidade interna e externa que fazem parte da equipe executora do projeto de extensão.

Lembre-se!

  • É obrigatório possuir no mínimo um discente de graduação e/ou pós-graduação na equipe executora.
  • Recomenda-se que na equipe executora tenham membros de todas as categorias (docente, discente, técnicos e membros da comunidade externa).
  • A carga horária de cada servidos na equipe executora deve ser inferior ou igual a 20 horas semanais.

Público Alvo

Adicione o público alvo e quantidade de pessoas que deseja atingir com o projeto de extensão.

A proposta de extensão deve ter sempre como público prioritário a comunidade externa.

Municípios de Execução

Adicione nessa aba os municípios dos quais vai ocorrer as ações de extensão.

Parcerias

Nesta aba adicione as parcerias firmadas pelo projeto de extensão. É necessário indicar o nome da instituição, a descrição qual ação será realizada com essa parceria e se existe convênio indicar o número do convênio.


Cronograma

No cronograma deve conter as atividades que serão executadas pelo projeto, cada atividade deve ser adicionada com o nome da atividade, data de início e fim, carga horária destinada para a atividade, o local e os membros da equipe executora responsável pela ação.

Lembre-se! O cronograma deve abranger todo o período de execução do projeto de extensão. Por exemplo, se o projeto de extensão tem o tempo de execução de 01/04/2024 até 01/03/2026 deve conter atividades em todo esse período.


Planejamento de despesas

Nesta aba indique toda e qualquer necessidade de despesa relacionadas ao projeto de extensão.

O que será avaliado na sua proposta de extensão?

Formação acadêmica e cidadão dos discentes

A proposta de extensão contribui para a formação acadêmica e cidadão dos discentes? De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, a formação cidadão deve atender o perfil do egresso autônomo, participativo, responsável, crítico, pesquisador, criativo, ético, reflexivo, comprometido com o desenvolvimento e capaz de agir e interagir num mundo globalizado.

Contribuições das ações de extensão: diretrizes e princípios extensionistas

  1. A equipe executora é formada pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos-administrativos) e pela comunidade externa, os quais têm participação relevante em todas as etapas do desenvolvimento da ação de extensão.
  2. A proposta causa impacto social, promove Integração entre Universidade e Sociedade e permite intercâmbio de saberes.
  3. A proposta apresenta objetivos viáveis, considerando seu período de vigência e as condições humanas e físicas disponíveis para sua execução.
  4. A proposta apresenta justificativa consistente, que permite identificar sua relevância para a formação dos acadêmicos da UNIPAMPA e para a sociedade.
  5. A proposta adota metodologia pertinente ao cumprimento dos Objetivos propostos e adequada à promoção de relação dialógica entre Universidade e Sociedade e consequente intercâmbio de saberes.
  6. A proposta define seu público alvo de maneira objetiva e viável, considerando o cronograma previsto para sua execução e seus objetivos.
  7. A proposta promove articulação entre extensão, ensino e pesquisa no âmbito do(s) curso(s) a que se vincula.
  8. A proposta causa impacto na formação técnica, científica, pessoal e social dos discentes integrantes da equipe executora.
  9. A proposta prevê geração de produtos (publicações, material audiovisual, produto artístico, inovação tecnológica etc) capazes de promover a circulação dos saberes produzidos.

Recursos logísticos e/ou orçamentários

A ação de extensão necessita recursos logísticos e/ou orçamentários do Campus e/ou Reitoria? Caso as ações de extensão necessitem de recursos precisam tramitar no Conselho de Campus de sua unidade.

Referências

Resolução CONSUNI/UNIPAMPA Nº 332, de 21 de dezembro de 2021

Site da PROEC - UNIPAMPA