Tecnologia Assistiva
Tecnologia Assistiva
Tecnologia Assistiva (TA) de acordo com o Comitê de Ajudas Técnica – CAT, estabelecido pela Portaria Nº 142, de 16 de novembro de 2006, é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, SEDH, 2007).
A Lei nº 13.146/2015 no Art. 2º Considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (BRASIL, 2015)
O Art. 53. desta Lei trata sobre Acessibilidade, direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. A tecnologia assistiva então auxilia as pessoas com deficiência a garantir esse direito.
Como forma de organização desta área do conhecimento a TA é classificada em 11 Categorias de Tecnologia Assistiva:
1 - Auxílios para a vida diária
2 - CAA (CSA) Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa
3 - Recursos de acessibilidade ao computador
4 - Sistemas de controle de ambiente
5 - Projetos arquitetônicos para acessibilidade
6 - Órteses e próteses
7 - Adequação Postural
8 - Auxílios de mobilidade
9 - Auxílios para cegos ou com visão subnormal
10 - Auxílios para surdos ou com déficit auditivo
11 - Adaptações em veículos
Para definir qual recurso de Tecnologia Assistiva utilizar temos que saber quem o utilizará (características do usuário), onde este recurso será utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa).
Referências: