Histórico Biblioteca Campus Jaguarão

De Wikipampa
Ir para navegação Ir para pesquisar

Panorama anual de funcionamento do setor 2006: 2º semestre foi criada a biblioteca do Campus Jaguarão no prédio provisório situado na Rua Augusto Leivas, 683 foram adquiridos exemplares para atender os cursos de Letras e Pedagogia, a aquisição e catalogação ocorreu pela UFPEL, o sistema utilizado para pesquisa era o BibNet e o empréstimo era manual através de fichas, o acervo possuía aproximadamente dois mil exemplares e área total da biblioteca era de 35,6 m2.A partir de dezembro com a chegada da bibliotecária Tatiane Marques de Oliveira iniciou o atendimento ao público no turno da manhã e noite.

2007: A biblioteca atende nos turnos manhã e noite apenas com uma bibliotecária.

2008: Houve a implantação do SIE na Unipampa, assim os empréstimos deixaram de ser manuais para serem automatizados. A biblioteca foi contemplada com três bolsistas e durante o ano também foi destinado um assistente administrativo para o setor, assim neste ano o funcionamento ocorreu em três turnos.

2009: A equipe se manteve com uma bibliotecária e três bolsistas, funcionando nos três turnos.

2010: Em março ocorreu a mudança para o prédio definitivo onde o atendimento era realizado por 01 assistente e 04 bolsistas. O espaço da biblioteca apresenta área total de 412 m2. Neste ano iniciaram os cursos de tecnólogo em Gestão do turismo e licenciatura em História.

2011: A equipe da biblioteca era formada por 01 bibliotecária, 02 assistentes e 01 bolsista.

2012: A equipe da biblioteca era formada por duas bibliotecárias e 01 assistente. Neste ano iniciaram as atividades do curso Produção e Política Cultural.

2013: Em janeiro foi instalado o antifurto na biblioteca. Em março retorna as atividades a bibliotecária Tatiane, sendo composta então a equipe por três bibliotecárias e um assistente.

2014: Houve concurso para técnicos administrativos, sendo a biblioteca contemplada em setembro com novos servidores, a equipe contou a partir deste momento com três bibliotecárias (sendo que 01 estava em afastamento) e três assistentes em administração.

2015: Foram instaladas as divisórias na biblioteca oportunizando melhor aproveitamento dos espaços, sendo criadas duas salas de estudos, sala de acessibilidade que conta com um computador, uma televisão, uma lupa eletrônica, uma impressora em braile, um scanner para áudio livro e livros em braile. Além de uma sala que atende o projeto de extensão Catalogação e Digitalização de documentação histórica que possui um scanner planetário. Em dezembro o quadro de servidores conta com 02 bibliotecárias e 03 assistentes, pois uma bibliotecária foi redistribuída para outra instituição.

2016: O acervo possui aproximadamente vinte e oito mil exemplares encontram-se totalmente protegidos pelo sistema antifurto.