Política de metadados - RIU UNIPAMPA

De Wikipampa
Ir para: navegação, pesquisa


Para fins de padronização dos trabalhos inseridos no Repositório Institucional, foram definidos os seguintes metadados que devem ser adotados pelo Repositório Institucional da Unipampa (RIU).


Algumas observações para a inserção:

  • Observe sempre se a inserção está na Comunidade e Coleção correta, caso não exista a coleção do curso que você está inserido abra chamado em Gaúcha.
  • O nome do arquivo a ser anexado ao registro deve ser escrito da seguinte forma:

NOME DO AUTOR - ANO DA PUBLICAÇÃO

Exemplo de nome de arquivo: Sergio Lima da Silva - 2017.pdf

  • Os campos preenchimento variam de acordo com o tipo de documento de depósito.


Metadado Campo Requisito Orientações
dc.creator Autor Obrigatório Fazer a entrada para o autor da publicação de preferência por extenso, somente com as iniciais em maiúsculas, indicando no primeiro campo, o último sobrenome do autor e no segundo, os prenomes. Caso não seja possível identificar o nome completo, adotar como está no documento.

Recomenda-se consultar o site da UNIPAMPA, ou do Campus em questão, para verificar o nome completo dos docentes e servidores técnico-administrativos da UNIPAMPA. NÃO COLOCAR pontuação no final do preenchimento do autor;

Autor Pessoal Exemplo: Campo 1: Silva Campo 2: Maria Cristina da

Na existência de mais de um autor deve-se adicionar mais campos para cadastrá-los, NÃO usar a expressão et al.

Autor com sobrenome composto • Indicação de parentesco (Filho, Júnior, Neto, Sobrinho) ex.: Lima Sobrinho, Barbosa • Ligados por hífen ex.: Villa-Lobos, Heitor • Que forma expressão ex.: Espírito Santo, Victor do • Com prefixo ex.: MacDonald, William

Autor-Entidade Colocar primeiro o nome do país (nome geográfico), seguido da entidade principal, por extenso, depois a repartição responsável pela criação do recurso, separados por ponto. Exemplo:

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância


dc.creator.Lattes Currículo lattes do Autor Opcional Colocar o link do currículo do autor na Plataforma Lattes. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.advisor1 Orientador 1 Obrigatório Siga as mesmas orientações do campo Autor.
dc.contributor.advisor1Lattes Currículo Lattes Orientador 1 Opcional Colocar o link do currículo do primeiro orientador na Plataforma Lattes. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.advisor2 Orientador 2 Opcional Siga as mesmas orientações do campo Autor.
dc.contributor.advisor2Lattes Currículo Lattes Orientador 2 Opcional Colocar o link do currículo do segundo orientador na Plataforma Lattes. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.advisor-co1 Co-orientador Opcional Siga as mesmas orientações do campo Autor.
dc.contributor.advisor-coLattes Currículo Lattes do Co-orientador Opcional Colocar o link do currículo do co-orientador na Plataforma Lattes. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.data.available Data de liberação para acesso Opcional Data de disponibilidade do registro. Esta pode ser diferente da disponibilização do texto completo, no caso dos embargos ou restrições de acesso ao documento completo.
dc.data.issued Data da defesa Obrigatório Colocar a data da defesa do trabalho acadêmico (TCC, dissertação ou tese). Preencher a data que o documento foi publicado, Mês, Dia e Ano, podendo ser inserido somente ANO. Neste caso, clique no campo “Ano” e digite o ano de publicação, no formato aaaa.
dc.identifier.citation Citação Obrigatório Colocar o modo como o documento deve ser referenciado. (Seguir as normas da ABNT-Referências)
dc.description.abstract Resumo Obrigatório Copiar o resumo do documento caso contenha.
dc.description.abstract Abstract Obrigatório Sempre colocar o Abstract do documento quando houver.
dc.description.sponsorship Agência de fomento Opcional Indicar nome ou sigla do órgão financiador, quando houver.
dc.publisher Nome da Instituição por extenso Obrigatório Colocar o nome da instituição da qual o documento é vinculado.
dc.publisher.country País da Instituição Obrigatório Colocar o país do qual o documento é vinculado.
dc.publisher.department Nome da faculdade/instituto ou departamento por extenso Obrigatório Colocar o nome da faculdade/instituto ou departamento do qual o documento é vinculado por extenso.
dc.publisher.program Nome do Programa de Pós-graduação por extenso Obrigatório Colocar o nome do Programa de Pós-graduação do qual o documento é vinculado, se for o caso.
dc.publisher.initials Sigla da Instituição Obrigatório Colocar a sigla da instituição do qual o documento é vinculado.
dc.type Tipo de documento Obrigatório Selecione o tipo do conteúdo do documento. Exs.: tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia de especialização.
dc.title Título e subtítulo Obrigatório Este campo é utilizado para indicar o título e subtítulo dos artigos publicados em periódicos, dos capítulos de livros, dos trabalhos apresentados em eventos, das dissertações, das teses e dos livros, e ainda, para título alternativo da publicação (se houver);

O título deverá ser preenchido com a primeira letra, em maiúscula, e as demais conforme padrões gramaticais; O subtítulo será preenchido após o título separado por dois pontos.

NÃO COLOCAR pontuação no final do preenchimento do título e/ou subtítulo.
dc.title.alternative Título alternativo Opcional Campo Opcional.

Este campo é utilizado para indicar títulos traduzidos. O título deverá ser preenchido com a primeira letra, em maiúscula, e as demais conforme padrões gramaticais; O subtítulo será preenchido após o título separado por dois pontos.

NÃO COLOCAR pontuação no final do preenchimento do título e/ou subtítulo.
dc.language Idioma Obrigatório Selecione o idioma predominante no documento.
dc.rights Direitos de acesso Obrigatório Neste campo deverá ser indicado o direito de acesso do documento.
dc.subject Palavras-chave Obrigatório Cada palavra-chave deverá ser cadastrada em um campo, iniciando a primeira letra em maiúscula;

Inserir as palavras-chave em todos os idiomas;

Quando for necessário fazer uso de termos gerais, juntamente com termos específicos ou relacionados, cadastrar em um mesmo campo, separando-os por hífen (ex.: Primatas – Saguis).

Procure utilizar as palavras chaves utilizadas pelos autores desde que sejam termos preferencialmente cadastrados na Biblioteca Nacional.

Pesquise os termos no Catálogo de Terminologia de Assuntos da BN: https://www.bn.gov.br/explore/catalogos

E pesquise também no Vocabulário Controlado do SIBi/USP disponível em: http://143.107.154.62/Vocab/Sibix652.dll/Assuntos

dc.subject.cnpq Área do Conhecimento (CNPQ) Obrigatório Selecionar a área do conhecimento dentro do CNPQ que melhor se encaixe o tema do documento.